Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > PROCON > Notícias > Escola PHB vence 7ª gincana sobre direitos dos consumidores do Procon-PB

Notícias

Escola PHB vence 7ª gincana sobre direitos dos consumidores do Procon-PB

AÇÕES PROCON-PB

As equipes apresentaram casos de relações de consumo em forma de peças teatrais com fantoches e de revistas em quadrinhos, parodiaram composições paraibanas para explicar como os consumidores devem agir de forma consciente, participaram de um tira-teima sobre direitos básicos dos consumidores e ainda, criaram slogans e logotipos que serão utilizados na identidade visual da próxima gincana.
Exibir carrossel de imagens Escola madrinha João José da Costa

Escola madrinha João José da Costa

A Escola Padre Hildo Bandeira foi a campeã da 7ª Gincana de Educação para o Consumo realizada pela Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB), na tarde da última quinta-feira (30). A escola estava representada pela cor laranja e contou com o apoio da escola madrinha João José da Costa, que foi participante campeã na gincana da última edição, no ano passado.

O 2° lugar da competição foi conquistado pela Escola Maria do Carmo de Miranda e a escola madrinha Argentina Pereira Gomes, que formaram a equipe verde. O 3° lugar foi para o Colégio Pedro Augusto Porto Caminha (Eepac) e a escola madrinha Maria Geny de Timóteo, que formaram a equipe amarela. E o 4° lugar ficou com a Escola Alice Carneiro e a escola madrinha, o Colégio da Polícia Militar, que formaram a equipe vermelha.

A 7ª Gincana Paraibana de Educação para o Consumo reuniu mais de 400 competidores divididos em quatro equipes, entre alunos e professores de oito escolas da rede estadual de ensino, no ginásio da Escola Professora Maria do Carmo de Miranda, em Jaguaribe, na Capital.

Premiações - O colégio PHB ganhou um computador e a escola madrinha João José da Costa ganhou uma bicicleta pela conquista do 1° lugar. A escola anfitriã, Maria do Carmo de Miranda ganhou uma TV pelo 2° lugar e o Colégio Eepac ganhou uma caixa amplificadora pelo alcance do 3° lugar. Os componentes da equipe verde, formada pela escola anfitriã e a madrinha Argentina Pereira Gomes, foram premiados com squeezes pela conquista do título de melhor torcida organizada da Gincana.

Para pontuar, as equipes passaram por cinco provas: apresentaram casos de relações de consumo em forma de peças teatrais com fantoches e em revistas de quadrinhos, parodiaram composições paraibanas para explicar como os consumidores devem agir de forma consciente, participaram de um tira-teima sobre direitos básicos dos consumidores e ainda, criaram slogans e logotipos que serão utilizados na identidade visual da próxima gincana.

Confira a galeria completa do evento

Os estudantes trabalharam por muito tempo para concluir os trabalhos apresentados, além de se dedicar para um teste tira-teima, no dia da gincana. Unir conhecimento e competição é uma forma que o Procon Estadual encontrou para transmitir conhecimento. Algo que já vem dando certo há muitos anos, conta a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana.

“A gincana consegue aproximar a comunidade escolar de informações sobre direitos que todos nós temos enquanto cidadãos, mas que podem passar despercebidas no nosso dia-a-dia. É importante pensar conscientemente sobre as nossas relações de consumo. Melhor que remediar, é prevenir. Por isso, o Procon quer está junto aos consumidores desde cedo, para que possam ser empoderados de informações e disseminem o direito do consumidor em cada uma de suas realidades”, ressaltou Késsia.

As apresentações foram avaliadas por uma banca com oito jurados: pela procuradora jurídica do Procon-PB, Juliana Benevides, pelo diretor executivo de desenvolvimento estudantil da Secretaria de Educação, Thúlio Serrano, pela coordenadora de metrologia legal do Imeq-PB, Patrícia Nóbrega. pelo integrante do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor, Charles Leite, pelo advogado da empresa Magazine Luiza, Diego Ribeiro e pelo secretário do Procon Municipal de Cabedelo, Francinaldo de Oliveira.

A Gincana Paraibana de Educação para o Consumo faz parte da agenda do projeto "Por um consumo educado: o Procon vai às escolas" realizado pelo Procon-PB. A 7ª edição do evento foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Instituto de Metrologia e Qualidade da Paraíba (Imeq-PB).

Contatos
Assessoria de Imprensa:
Juvinete de Lourdes - 98881 9635.
Júnior Campos - 98856 7422.
Leandro Duarte - 98672 9505.

Departamentos externos do Procon-PB:
Superintendência - 3218 6959: Késsia Liliana - 98844 7728.
Chefia de Gabinete - 3218 6941: Meriene Victorino - 98801 5907.
Assessoria Jurídica - 151: Juliana Benevides.

Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone