Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > PROCON > Notícias > Mais de 450 estudantes vão participar de gincana sobre direitos dos consumidores, do Procon Estadual

Notícias

Mais de 450 estudantes vão participar de gincana sobre direitos dos consumidores, do Procon Estadual

AÇÕES PROCON-PB

Competidores vão produzir revistas em quadrinhos, paródias coreografadas, slogans e logotipos, peças teatrais de fantoches e participar de um quiz sobre relações de consumo, no dia 30 de novembro.
Exibir carrossel de imagens Lançamento da 7ª Gincana Paraibana de Educação para o Consumo. (Foto: Júnior Campos/Procon-PB)

Lançamento da 7ª Gincana Paraibana de Educação para o Consumo. (Foto: Júnior Campos/Procon-PB)

Estudantes de dez escolas estaduais de João Pessoa vão participar da 7ª Gincana Paraibana de Educação para o Consumo promovida pela Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB) no dia 30 de novembro, no ginásio da escola Maria do Carmo Miranda, na Capital.

A 7ª edição da Gincana foi lançada nesta quarta-feira (1º) na sede do Procon-PB, com a participação de representantes e estudantes competidores das escolas. No evento, foram apresentadas as cores das equipes, as atividades que vão gerar pontuações e a premiação da competição.

Cada equipe é formada por duas escolas com 102 membros, sendo 92 alunos do 5º ao 9º ano e 10 professores. Em sorteio foi definido que a Escola Alice Carneiro e o Colégio da Polícia Militar são da equipe vermelha, o Colégio Pedro Augusto Caminha e a Escola Professora Maria Geny de Sousa Timóteo são da equipe amarela, as escolas Maria do Carmo e Argentina Pereira Gomes são da equipe verde, o colégio Pedro Anísio e a escola Ana Higina são da equipe azul, os colégios Pedro Ivo Bandeira e João José da Costa são da equipe laranja.

A pontuação vai ser formulada a partir de cinco provas: confecção de revistas em quadrinhos, produção de paródias coreografadas de cantores ou compositores paraibanos, produção e apresentação de uma peça teatral de fantoches e um teste tira-teima de perguntas e respostas sobre os direitos básicos dos consumidores. Haverá premiação para a equipe mais organizada no dia da competição.

As escolas vão receber palestras do Procon-PB na fase preparatória para a gincana. As palestras aproximam a atenção dos alunos para os direitos dos consumidores, já que esse assunto vai ser o tema da prova tira-teimas. E é dessa forma lúdica que a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, acredita que a educação para o consumo deve ser trabalhada nas escolas.

“Os estudantes participam de palestras e já têm a oportunidade de aplicar esse conhecimento na gincana. Também é assim que o direito do consumidor acontece no nosso cotidiano. Quanto mais conhecemos nossos direitos, mais aplicamos esse conhecimento e nos tornamos menos vulneráveis diante das práticas indevidas nas relações de consumo. É por isso, que além de ajudar a solucionar conflitos, a nossa meta é ajudar a educar e prevenir que situações enganosas e abusivas não cheguem a acontecer”, ressaltou Késsia.

O estudante Vinícis Albuquerque vai competir pela equipe verde e disse que vai se preparar para o teste tira-teima da gincana. (Foto Junior Campos Procon-PB)E por falar em unir conhecimento e competição, o estudante Vinícius Albuquerque da Escola Maria do Carmo, acredita que já está se preparando da melhor forma. Vinícius contou que tem experiência de participar de gincanas e que vai se preparar bem para essa. “Quero participar da prova de perguntas e respostas porque, para mim, é a melhor parte da gincana. Tô ansioso e sei que vou ter que estudar muito pra conseguir isso, mas sei que vai valer a pena”, disse o aluno.

O Procon-PB vai doar um computador para a escola que conquistar o 1º lugar. A comissão de organização da gincana informou que haverá premiação para as escolas que alcançarem a 2ª e 3ª colocação, mas que os prêmios ainda não estão confirmados.

Encerramento da 6ª Gincana de Educação para o Consumo realizada em 2016, na quadra do Lyceu Paraibano. (Foto Junior Campos Procon-PB)Encerramento da 6ª Gincana de Educação para o Consumo realizada em 2016, na quadra do Lyceu Paraibano. (Foto: Júnior Campos/Procon-PB

 

A Gincana Paraibana de Educação para o Consumo faz parte da agenda do projeto “Por um consumo educado: o Procon vai às Escolas” do Procon-PB e acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Instituto de Metrologia e Qualidade da Paraíba (Imeq-PB).

 

Serviço

Evento: 7º Gincana Paraibana de Educação para o Consumo.

Data e hora: quinta-feira, 30 de novembro. Das 13h às 18h.

Local: ginásio da Escola Maria do Carmo Miranda. Endereço: Rua João Luís Ribeiro de Morais, 279. Jaguaribe, João Pessoa - PB.

registrado em: ,
Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone