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Procon-PB realiza 7ª Gincana de Educação para o Consumo, nesta quinta-feira (30)

Ações Procon-PB

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor abre nesta quinta, 30 de novembro, a 7ª Gincana que tem o objetivo de promover e mostrar a importância da Educação para o Consumo nas escolas públicas estaduais de João Pessoa. O Evento acontecerá em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado da Paraíba (Imeq-PB) e outros apoiadores a partir das 13h na Escola Estadual Professora Maria do Carmo em Jaguaribe Local: ginásio da Escola Maria do Carmo Miranda. Endereço: Rua João Luís Ribeiro de Morais, 279, Jaguaribe, João Pessoa - PB.

A superintendente da Autarquia Késsia Liliana falou da importância dessa Gincana em sua sétima versão com o projeto contínuo de educação para o consumo “Por um consumo educado Procon-PB vai as escolas” além da escola estadual Professora Maria do Carmo farão parte as escolas Fundamental e Médio EEPAC de Jaguaribe, Estadual PHB, Monsenhor Pedro Anízio 10, e a Escola Professora Maria Alice Carneiro.

Ela disse que “Essas escolas são participantes e serão orientadas pelas escolas que farão a função de madrinhas: a Professora Argentina Pereira Gomes, Centro; a Maria Geny de Souza Timóteo em Tambiá, fundamental Ana Higina, Fundamental e Médio Professor João José da Costa e o Colégio da Polícia Militar Rebeca Cristina” afirmou Késsia Liliana.

“As escolas que participaram o ano passado como protagonistas este ano vão atuar como madrinhas, auxiliando as afilhadas na preparação para execução das tarefas e que serão 102 participantes de cada equipe” explicou Késsia Liliana.

 

Como acontecerá:
Cada equipe é formada por duas escolas com 102 membros, sendo 92 alunos do 5º ao 9º ano e 10 professores. Em sorteio foi definido que a Escola Alice Carneiro e o Colégio da Polícia Militar são da equipe vermelha, o Colégio Pedro Augusto Caminha e a Escola Professora Maria Geny de Sousa Timóteo são da equipe amarela, as escolas Maria do Carmo e Argentina Pereira Gomes são da equipe verde, o colégio Pedro Anísio e a escola Ana Higina são da equipe azul, os colégios Pedro Ivo Bandeira e João José da Costa são da equipe laranja.

A pontuação vai ser formulada a partir de cinco provas: confecção de revistas em quadrinhos, produção de paródias coreografadas de cantores ou compositores paraibanos, produção e apresentação de uma peça teatral de fantoches e um teste tira-teima de perguntas e respostas sobre os direitos básicos dos consumidores. Haverá premiação para a equipe mais organizada no dia da competição.

As escolas vão receber palestras do Procon-PB na fase preparatória para a gincana. As palestras aproximam a atenção dos alunos para os direitos dos consumidores, já que esse assunto vai ser o tema da prova tira-teimas. E é dessa forma lúdica que a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, acredita que a educação para o consumo deve ser trabalhada nas escolas.

“Os estudantes participam de palestras e já têm a oportunidade de aplicar esse conhecimento na gincana. Também é assim que o direito do consumidor acontece no nosso cotidiano. Quanto mais conhecemos nossos direitos, mais aplicamos esse conhecimento e nos tornamos menos vulneráveis diante das práticas indevidas nas relações de consumo. É por isso, que além de ajudar a solucionar conflitos, a nossa meta é ajudar a educar e prevenir que situações enganosas e abusivas não cheguem a acontecer”, ressaltou Késsia.

O Procon-PB vai doar um computador para a escola que conquistar o 1º lugar. A comissão de organização da gincana informou que haverá premiação para as escolas que alcançarem a 2ª e 3ª colocação, mas que os prêmios ainda não estão confirmados.

 

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES DA GINCANA

  • Teatro de Fantoche:

O Procon-PB avaliou as atividades do ano passado e inovou oferecendo a casinha dos fantoches e a escola traz a peça.

  • Uma paródia coreografada:

Uma música de referência de um cantor e compositor paraibano e a equipe da escola deverá coreografar.

  • Slogan e Logomarca:

Concurso de frases de efeito voltada para o tema de educação para o consumo. A exemplo do ano passado a logomarca vencedora será para a gincana do ano que vem.

  • Confeccionar revistas em quadrinhos:

Que vão enfocar o tema de Educação para o consumo, com no mínimo 8 a 12 páginas. A equipe vencedora terá todo seu material reproduzido para ser distribuído e divulgado nas escolas.

  • Teste tira-teima:

Serão escolhidos três alunos de cada escola, os quais, dentre diversas perguntas selecionarão três para responderem. A escola vencedora receberá um computador e segundo e terceiro lugar brindes do Procon-PB. Na oportunidade as Escolas afilhadas receberão uma comenda. E amanhã as escolas madrinhas receberão certificados de participação da 6ª Gincana.

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